No filme Doentes de Amor, a protagonista Emily apresenta um curso típico da DOENÇA DE STILL DO ADULTO.
⠀
Inicialmente ela teve dor articular, confundida com entorse, posteriormente inapetência, febre, inflamação pulmonar e cardíaca. Somente após extensivas investigações pelo time que lhe assistia, foi diagnosticada a patologia.
A doença de Still, primeiro descrita em crianças pelo medico George Still em 1896, é uma forma de artrite da infância que provoca sintomas de febre, artrite e lesões na pele. O termo doença de Still do adulto começou a ser usada somente em 1971 para descrever pessoas adultas com sintomas semelhantes aos das crianças.
⠀
Os sintomas típicos da doença de Still são febre preferencialmente no final do dia ou a noite, artrite , lesões na pele cor rosa-salmão que ocorrem juntamente com a febre, dor de garganta, aumento dos gânglios,do fígado, do baço, dos pulmões e do coração.O curso da doença pode ser cíclico ou crônico.
Medicações como corticóides, metotrexato e medicamentos biológicos podem ser necessários para o controle da doença. Diagnósticos como os da Emily são raros e um desafio pois os sintomas confundem com doenças infecciosas e tumores malignos. Curiosamente neste ano tive a oportunidade de fazer dois diagnósticos de Doença de Still do Adulto.