Neste último final de semana participei da jornada Conesul de Reumatologia, e quero trazer hoje dicas práticas da dieta, para pacientes com doenças reumáticas, revisadas e de interesse a vocês:
⠀
Invista cada vez mais em alimentos naturais e mantenha uma dieta equilibrada. Alguns alimentos que contém resveratrol, sulforafano, polifenóis, curcumina podem ajudar a diminuir a inflamação, mas a dieta equilibrada ainda é o fundamental. Então invista em uvas, cúrcuma, gengibre, brócolis e verduras em geral, frutas, chia, linhaça.
⠀
Dietas com excesso de proteínas podem acarretar perda de cálcio na urina e piorar osteopenia/osteoporose ou até mesmo acarretar pedra nos rins.
A ingestão de cálcio, importante na formação e manutenção óssea, é mais segura através da alimentação que através de suplementos. Café em excesso, alimentos ricos em fósforo (como refrigerantes), excesso de gordura ou fibras na dieta prejudicam a absorção de cálcio.
⠀
A necessidade de ingestão de vitamina D depende das doenças associadas. Invista em se expor ao sol durante 10-20 ao dia, antes das 10 horas e após às 15 horas.
⠀
Lembre de tomar água 2 a 3 litros ao dia.