A atividade física está recomendada por diversas especialidades médicas como a cardiologia, reumatologia e a oncologia, tanto para para manutenção de uma vida saudável, quanto para prevenção e como parte do tratamento de algumas patologias.
Além disso a atividade física melhora o sono, controla o peso corporal, melhora a autoestima e faz parte do tratamento de doenças psíquicas como depressão e ansiedade. Quem faz exercícios físicos tem menor taxa de mortalidade por doença cardíaca, AVC (derrame), diabetes tipo 2, câncer de mama e cólon e menos risco de fraturas ósseas.
Nas doenças reumáticas os exercícios ajudam a manter ou a melhorar a flexibilidade das articulações e dos músculos adjacentes afetados pela doença. Alem disso os benefícios incluem uma melhor postura, redução do risco de lesões e melhora das funções.
⠀
Os exercícios de fortalecimento são projetados para trabalhar os músculos. Músculos fortes melhoram sua função e ajudam a reduzir a perda óssea relacionada à inatividade.
⠀
Exercícios aeróbicos, que incluem atividades que usam os grandes músculos do corpo de uma maneira repetitiva e rítmica, fortalecem o coração e os pulmões.
De acordo com a OMS, as pessoas acima de 18 anos devem fazer pelo menos 150 minutos semanais de atividade aeróbica de intensidade moderada e duas vezes por semana atividades de força e resistência, como a musculação por exemplo.
⠀
Mova-se para prevenir e melhorar.