Café é a bebida mais consumida no mundo. Nas últimas décadas o consumo de café tem atraído pesquisadores pelo seu impacto na saúde.
As evidências científicas tem mostrado que o consumo de café pode estar associado com uma diminuição na mortalidade cardiovascular, de doenças neurológicas, diabetes tipo 2, câncer de endométrio e de fígado.
A influência do café em doenças autoimunes ainda é conflitante. Alguns estudos apontam que o café está associado com aumento de risco de desenvolver artrite reumatoide, porém outros não confirmam tal evidência. Ele poderia aumentar também o risco de diabete tipo 1, e exercer um papel protetivo contra esclerose múltipla e colite ulcerativa.
Outros estudos sugerem ainda que a absorção de metotrexate e levotiroxina poderia estar prejudicado com a ingestão de café.
Analisando todos estes dados, que são controversos, lembro a vocês que o consumo de 2 ou 3 xícaras de café no período da manhã até o início da tarde (para não atrapalhar o sono) pode sim trazer benefícios, caso você não tenha alguma outra contraindicação.
Então, beba com moderação.