Doenças reumáticas inflamatórias são mais comuns em mulheres em idade reprodutiva.
Em função disso a gravidez é um assunto que em algum momento será foco de orientações e planejamento durante o acompanhamento dessas pacientes.⠀
Há uma redução da fertilidade em mulheres com doenças autoimunes, de causa multifatorial. A inflamação sistêmica, as dores crônicas, o uso de algumas medicações (ciclofosfamida, antinflamatórios crônicos) e transtornos de humor são os principais fatores.⠀
As evidências tem mostrado que iniciar uma gestação com a doença em remissão traz maior segurança para a mãe quanto para o feto. Mesmo assim, o reumatologista precisa ter atenção redobrada em mulheres que grávidas com Lúpus Eritematoso Sistêmico que possuem o anticorpo Anti-SSA(Ro), pois este anticorpo pode passar para o feto e causar nele arritmias cardíacas (intraútero) e após o nascimento o Lúpus Neonatal. Outros anticorpos como anticardiolipinas podem provocar abortamentos e complicações gestacionais.
⠀
No geral, a Artrite Reumatóide melhora durante a gravidez. Já o Lúpus Eritematoso Sistêmico pode piorar. Doenças como Artrite Psoriásica e Espondilite Anquilosante não costumam piorar neste período.
⠀
Se você tem doença reumática e sonha em ser mãe , não desista. Nós reumatologistas e juntamente com os obstetras vamos te ajudar, com planejamento e orientações adequados.