FOMO é a palavra formada pelas iniciais de Fear Of Missing Out, que significa medo de ficar de fora.Ela se caracteriza por uma necessidade constante de saber o que outras pessoas estão fazendo, das últimas notícias e novidades.
Geralmente as pessoas que tem esta síndrome, usam as redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter ou Youtube, mesmo durante a noite, no trabalho, durante as refeições ou ao dirigir, para estarem “atualizadas” sobre o que esta acontecendo.
A grande consequência é que com ela podem surgir sentimentos de ansiedade e depressão, além de impactar fortemente nas atividades de vida diária, na qualidade do sono, assim como na produtividade no trabalho e nos relacionamentos.
A FOMO parece ser mais comum nos casos de isolamento social, como na pandemia de COVID-19, ou quando a pessoa tem alguma doença que não permite a saída de casa.
⠀
Algumas estratégias que podem ser adotadas para evitar a FOMO são:
-Viver os momentos ao invés de publicá-los nas redes sociais;
-Priorizar as pessoas que estão por perto;
-Reduzir a utilização de smartphones, tablets, computadores ou qualquer outro dispositivo com internet;
-Interiorizar que as pessoas que postam conteúdos na internet não têm vidas perfeitas e que escolhem os melhores momentos para partilhar.
-Ocupar o tempo livre com outras atividades, como ler, ver filmes, jogar jogos de tabuleiro ou passear o animal de estimação.
⠀
⠀