A psoríase é uma doença autoimune que causa diversas formas de lesões cutâneas e está relacionada em 40% dos casos com doença articular, a ARTRITE PSORIÁSICA.
⠀
A psoríase em placa, a forma mais comum da lesão cutânea, causa um espessamento, vermelhidão e descamação (parecida com cera de vela )da pele. Acomete couro cabeludo, cotovelos, joelhos, dorso.
Já psoríase invertida, é aquela que as lesões ocorrem em áreas não expostas, como as axilas, abaixo das mamas, sulco interglúteo e regiões genitais. Geralmente não são descamativas.
⠀
Quero chamar atenção também para forma de psoríase ungueal em que a unha fica com pequenas cavidades na superfície como se alguém tivesse pegado um alfinete e espetado na unha várias vezes. Além disso, as unhas podem desenvolver uma cor castanho-amarelada (também conhecido como “manchas de óleo”) ou podem separar-se do leito ungueal, descolar, processo conhecido como “onicólise”. Em casos mais graves, as pessoas têm unhas grossas e esfareladas.
⠀
Dependendo do grau de envolvimento da pele e se há associação com artrite, tendinite ou entesite é imperativo o uso de medicamentos via oral ou injetáveis.
⠀
Modernamente temos opções terapêuticas, chamados de biológicos, que conferem um controle adequado não só da doença de pele mas também dos sintomas articulares e da inflamação sistêmica.
⠀
Procure um profissional que possa fazer o diagnóstico adequado e lhe oferecer opções terapêuticas eficazes e seguras.
⠀