Isso mesmo, mas não se assuste pois 95% destas pessoas tem tuberculose latente (TBL). Explico: a forma latente é quando a pessoa está infectada mas sem sintomas, usualmente devido à capacidade do sistema imunológico de suprimir o crescimento e a disseminação das bactérias.
Mas com essa forma da doença, a latente, nós precisamos estar atentos pois ao indicar algum remédio ou em situações em que determinadas doenças deprimem o sistema imunológico, pode haver transformação para uma forma ativa, que além de contagiosa pode ser grave, não só no pulmão mas em órgãos como rins,intestinos e articulações.
A expansão do tratamento da tuberculose latente faz parte da estratégia da OMS para reduzir a doença para menos de 10 casos por 100 mil habitantes. E no Brasil, algumas estratégias já estão sendo incorporadas. Uma delas a que além do teste cutâneo chamado PPD, ou Mantoux, para rastreamento da TBL estão sendo disponibilizados testes sorológicos ( QUANTIferon) que em algumas situações é mais confiável.
Por esses motivos que os reumatologistas solicitam com frequência estes exames mesmo que o paciente não tenha sintomas.