Os intestinos, grosso (cólon) e delgado (duodeno, jejuno e íleo), são o segundo órgão mais extenso do corpo humano, atrás apenas da pele.
São de fundamental importância como primeira linha de contato do sistema imune com os agentes do ambiente, estranhos ao corpo, e neste contexto a microbiota (bactérias boas) intestinal é fundamental.
As patologias do intestino podem provocar manifestações articulares com muita frequência. A Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa são patologias crônicas que causam dor abdominal, diarreia e sangramento intestinal e com muita frequência causam artrite, tendinites e inflamações na coluna. A escolha do tratamento neste caso deve levar em conta todos estes sintomas.
A doença celíaca, que causa intolerância ao glúten, com frequência pode levar a osteoporose risco aumentado de fraturas ósseas, além de artralgia, artrite e inflamação na coluna.
Pacientes que fazem cirurgia de bypass intestinal (bariátrica) podem desenvolver artrite semanas ou anos após, afetando as articulações do joelho, punho, tornozelo, ombro e dedos assim como dor no pescoço e nas costas. Frequentemente há uma erupção cutânea associadas.